Quando patinamos em superfícies molhadas ou úmidas isso torna-se um desafio extra para parar, principalmente se você é um patinador que começou a pouco tempo. Por isso é importante você saber como adaptar a sua patinação para que possa chegar seguro em casa quando for pego pela chuva.
E quais são os principais desafios de patinar no molhado?
Primeiramente ao patinar em pisos molhados em qualquer tipo de superfície esta ficará mais escorregadia. Os patins inline vão ser mais difíceis de controlar do que os quads, por conta das rodas terem um perfil mais arredondado e a mecânica da patinação inline utiliza muito as bordas internas ou externas das rodas e é nesse momento que ficam menos aderência e mais escorregadias.
Quanto à superfície, quanto mais liso o piso é no seco, será ainda mais quando estiver molhado, então é bom ficar atento ao piso, quando começar a ficar molhado por conta da chuva.
Para realizar as passadas será mais difícil ao patinar em condições molhadas, pois quando realizamos o empurre lateral utilizamos as bordas internas dos patins e dependendo da força que coloca e o quanto está escorregadio o piso, você poderá desequilibrar e cair. Alguns patinadores inline tem um problema de pronação (patinam utilizando muito as bordas internas) e para que seja melhor o controle de seus patins no molhado o desafio é sempre manter as rodas centralizadas sem utilização de suas bordas e passos curtos , pois é a forma mais segura para patinar em pisos molhados.
Assim como acontece com qualquer transporte em movimento, as distâncias de parada no molhada vão ser muito maiores do que em pisos secos e esse é um problema muita da vezes ao patinar em pisos molhados, pois essas distâncias de parada podem ser até 3 vezes maiores, nas mesmas velocidades que seria em um piso seco.
É bom lembrar que nem todas as técnicas de freio são boas para patinar na chuva, para frear em tais condições as melhores técnicas são aquelas que você desliza com um patins e a outra perna e patins são os de apoio, que seriam: Freio em T, Powerslide, Soul Slide. É importante ter em mente que eles deslizarão bastante antes de parar realmente, e para isso é bom que esteja bem equilibrado ao se posicionar para realizar qualquer uma destas técnicas. Se sua técnica de frenagem não for bem executada poderá se tornar exagerada no piso molhado.
Alguns freios que utilizam os dois patins para deslizar, como: Slide Paralelo, Hockey Stop ou Magic Slide são mais difíceis de controlar, normalmente são utilizados por patinadores extremamente experientes em realizar essas técnicas no molhado.
Agora se você for um patinador iniciante e tiver que encarar o piso molhado, a melhor opção para frear é utilizar o freio de borracha do calcanhar ele irá te ajudar a controlar e ajudar a parar, lembrando que como qualquer freio ele vai demorar um pouco mais para parar totalmente.
E por último, quando falamos de frear em pisos molhados, evite qualquer técnica que envolve curva ou giros, pois a probabilidade de deslizar e desequilibrar são maiores.
Ao realizar curvas com patins inline utilizamos muito a inclinação das rodas , utilizando suas bordas, porém ao patinar na chuva deve evitar essa inclinação das rodas. Para patinar com segurança em pisos molhados sua velocidade deve ser reduzida e muito bem controlada, ao invés de utilizar as bordas como na curva paralela ou no crossover, o ideal é fazer passadas curtas virando aos poucos os pés e sempre utilizando a parte central das rodas.
Quanto aos equipamentos ao patinar na chuva ou em pisos molhados é sempre bom limpar os rolamentos para não afetar seu desempenho, travarem ou enferrujarem.
Sobre as rodas em pisos molhados é importante saber sobre a dureza, pois isso determinará o quanto de aderência elas irão lhe proporcionar em pisos molhados, quando são mais duras tem menos aderência que uma roda mas macia.
Quando se trata de ladeiras e pisos molhados com ou sem chuva, não recomendamos que tente desce-la, pois será um desafio mais difícil do que o normal, não somente para descer, mais também para subir se precisar, você deverá ter muito controle de seus patins e já saber frear técnicas avançadas em ladeira, no mínimo, caso contrário é melhor tirar os patins e ir andando, para não correr o risco de se machucar.
Portanto patinar na chuva ou em pisos molhados deve ser evitado, até que você saiba controlar seus patins em condições molhadas. Até mesmo patinadores mais experientes terão que ter muito mais cuidado ao patinar na chuva, pois sua patinação será afetada quanto a aderência das rodas no solo. Patinadores de quad terão um pouco mais de estabilidade do que os de inline, no entanto as precauções são as mesmas quanto a curva, parada e deslize.
Se você quer aprender mais sobre patins e patinação, venha fazer parte da nossa comunidade de patinadores no TELEGRAM, aprenda de forma gratuita e online em nosso canal do YouTube, vídeos novos toda semana.
Comentários